O peito da mulher sempre foi o simbolo da feminilidade, da sexualidade e do ser feminino. A segunda cirudia plástica mais praticada no país é a mamoplastia de aumento através da colocação de implantes, logo a seguir ás "lipos". Há varias maneiras de colocar silicone e várias formas de silicone e vários tamanhos. Há 3 maneiras de colocar os implantes de silicone:
Incisão periarolar: que consiste em fazer um corte na base da areola da mama com cerca de 3 a 5 cm, é a tecnica mais utilizada pois obtem-se uma boa cicatrização e a cicatriz fica praticamente invisivel, no entanto n é realizavel para pessoas que tem uma areola pequena.
Incisão transaxilar: Consiste em fazer um corte na axila para posteriormente introduzir o silicone, é uma tecnica escolhida pelo facto da cicatriz ficar escondida e também se torna inperceptivel depois da cicatrização.
Incisão infamamária: È feito um corte por baixo do sulco da mama, é também uma das tecnicas mais utilizadas, no entanto deixa uma cicatriz maior que as outras tecnicas que geralmente ultrapassa os 5 cm.
Os tipos de proteses:
“Um bom tamanho de protese de silicone é aquele que melhor se harmoniza com a silhueta e o contorno corporal da paciente, de modo que ninguém é capaz de perceber que se trata de uma prótese de silicone, dando naturalidade ao resutado final. Deve-se tomar cuidado para não cruzar a tênue linha, que separa a normalidade estética do exagero e artificialidade”.Tamanhos das proteses: As proteses de silicone são fabricadas em vários tipos de tamanhos, para diferentes corpos. Escolher o tamanho perfeito é um ponto crucial
para a concretização de uma cirugia bem sucedida. Para esta escolha ser acertada o cirugião avaliará a sua condição física a estrutura física e claro terá em consideração o tamanho que a paciente tem em mente. Os tamanhos variam entre 60cc até 500cc (centimentros cúbicos), mas os tamanhos mais utilizados são entre 200cc e 300cc.
Superfícies dos implantes de silicone:Implante texturizado: tem na sua superfície micro-rugosidades para tentar minimizar o risco de contactura capsular ( em que o tecido á volta do implante cicatriza tornando a mama muito dura e por vezes deformada), o risco é apenas de 2% a 3%.Implante liso: A sua superfície é lisa, é o implante que tem mais risco de causar contactura capsular em que o risco é de 2% a 3%.
Implante de poliuretano: Tem a superfície revestida com espuma de poliuretano. Apresenta o menor risco de contratura capsular, apenas 0,5%, porém é mais sensível à palpação e há maiores chances de haver dobras. Este implante é utilizado apenas quando a contractura capsular ja se formou com os implantes texturizados.
Tipos de Perfil da Protese:
Perfil Alto:
Perfil Baixo:
Perfil Anatómico:

Tipos de preenchimento das próteses:
Solução salina: Coloca-se o invólucro vazio da protese na mama e em seguida enchese de soro fisiológico com uma seringa. Tem o inconveniete de serem mais duras que o silicone, percebe-se a existencia do líquido quado está em movimento e é artificial ao toque.
Gel Silicone: Hoje em dia é usado gel coesivo que não é liquido logo
não há o risco de se espalhar pelo corpo num caso de ruptura das proteses. São os implantes mais utilizados em todo o mund0 pois são inperceptiveis ao toque pois as proteses de silicone aproximam-se muito da textura do tecido mamário.
Belly Dancer